Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo entregam 42 córregos despoluídos na capital, mas um deles podemos provar que é MENTIRA.

leiam para entender melhor,



Home  Notícias
Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo entregam 42 córregos despoluídos na capital
O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab apresentam hoje, 24/3, os resultados da primeira fase do programa Córrego Limpo. Graças à iniciativa, 28 córregos foram totalmente despoluídos e outros 14 tiveram seus principais trechos recuperados. O projeto é uma parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Saneamento e Energia e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com a prefeitura da capital.
O governador José Serra disse que percebeu a alteração do Córrego Cruzeiro do Sul, onde foi realizada a solenidade. “Eu vi as fotos do antes e depois deste córrego e percebi como a situação mudou. Este é um programa que conta com uma colaboração inédita do Estado e prefeitura. Nós vamos continuar com este trabalho, sem competição, só atuando em favor das pessoas”, afirmou o governador
A primeira fase do projeto, iniciada em março de 2007 e concluída neste mês, beneficia cerca de 800 mil pessoas. Mais de 500 litros de esgoto por segundo deixaram de ser despejados nesses córregos e, consequentemente, nos Rios Tietê e Pinheiros.Outros 58 serão despoluídos até o segundo semestre de 2010, totalizando 100 córregos. Ao final, quase quatro milhões de habitantes serão favorecidos pelo programa. Até agora foram investidos cerca de R$ 90 milhões no Córrego Limpo, entre recursos do Governo do Estado e da prefeitura. Até 2010 serão aplicados R$ 440 milhões.
Após a despoluição, os córregos passaram a contar com a presença de peixes. O trabalho da Sabesp é o de executar as obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, aumentar o número de ligações domiciliares de esgotos, além de realizar a manutenção e o monitoramento das redes existentes.
Já a Prefeitura de São Paulo é responsável pela limpeza mecânica e manual dos córregos, a contenção e manutenção das margens, além da verificação de eventuais interferências na rede de microdrenagem (bocas-de-lobo e galerias). Também age na fiscalização das ligações de esgotos, notificações e multas aos imóveis que não estiverem corretamente ligados à rede coletora e, principalmente, na remoção e reassentamento de pessoas que residem nas faixas dos fundos de vale requeridas à passagem das tubulações de esgotos.
“É mais uma ação que procura melhorar a qualidade de vida da população de São Paulo. Esta obra é fruto de uma ação bem sintonizada, coordenada pelo governador Serra e sob o comando da Sabesp. A comunidade sabe o quanto a vida melhorou com a despoluição deste córrego (Cruzeiro do Sul)”, disse o prefeito Gilberto Kassab.
Ainda que não sejam diretamente aproveitados para o abastecimento de água, os córregos interferem muito nas condições de saúde e saneamento. Nas enchentes, as águas da chuva se misturam com esgotos não tratados, agravando os riscos e danos aos moradores das áreas atingidas.
A sujeira acumulada provoca mau cheiro, transmite doenças, atrai ratos e baratas. Mais do que despoluir e manter os córregos limpos, a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado foca na conscientização e educação ambiental da população diretamente beneficiada pelo programa, fator fundamental para a consolidação dos resultados obtidos.
Córrego Cruzeiro do Sul/Mirim
Áreas Despoluídas
Até março de 2009, 28 cursos d’água foram totalmente despoluídos e outros 14 tiveram seus principais trechos recuperados. São eles:
Zona Norte: Água Preta, Buraco da Onça, Carandiru-Carajás, Charles de Gaulle, Biquinha, Flor de Maio, Horto Florestal – Ciclovia, Ipesp, Jardim Elisa Maria, Horto Florestal – Pedra Branca, Lago Parque Toronto, Novo Mundo, Tenente Rocha e Vale do Saber.
Zona Sul: Cemitério Campo Grande, Invernada, Iporanga – Esmeralda, Kagohara – Itupu, Parque Severo Gomes, Parque do Cordeiro, Rio das Pedras, Tanquinho – Matilde Nassar Curi e Tanquinho – Emily Dickinson.
Zona Leste: Cipoaba, Rodrigo de Lucena, Venda Velha, Armênio Soares, Cruzeiro do Sul (trecho da nascente), Franquinho (Aricá Mirim, Franquinho (Esperantina), Itapegica/ Mongaguá (trecho da nascente), Limoeiro (Garagem), Ponte Rasa (Sonho Gaúcho) e Rincão (André Francisco).
Zona Oeste: Caxingui, José de Araújo Ribeiro e Nascente do Sapé.
Centro: Boaçava, Corujas, Lago da Aclimação – Pedra Azul, Sapateiro – Lago do Ibirapuera e Vila Hamburguesa.




2010 - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário